top of page

Peixes

 

Confira os tipos de peixes que temos em nossos lagos.

E saiba dicas como pescar seu peixe preferido.

Bagre

Bagre é uma designação comum dada aos peixes da ordem Siluriformes na maior parte da América do Sul, sendo que em diversas outras regiões, principalmente nas que tem maior influência da cultura norte-americana, estes peixes são conhecidos pelo nome inglês de catfish, que quer dizer "peixe-gato", devido ao fato da maioria das espécies destes peixes possuírem "bigodes" em suas mandíbulas que lembram as vibrissas dos felinos, e como tais, também tem função sensorial.Se conhecem cerca de 2.200 espécies destes peixes, classificadas em quase 40 famílias (sendo que apenas duas, Ariidae e Plotosidae, possuem espécies marinhas). São encontradas em quase todo o mundo, sendo que mais da metade das espécies conhecidas são nativas da América do Sul . A maioria destes peixes compartilham hábitos de vida noturnos, vivendo próximos ao fundo de águas escuras e pouco profundas. São, na sua maioria, predadores que se alimentam principalmente de outros peixes, artrópodes e vermes.
Tais peixes variam enormemente de tamanho, variando desde espécies que medem poucos milímetros até o Pangasiodon gigas, um dos maiores peixes de água doce até hoje identificados.

Tilápia

Tilápia eu uma espécie de peixe de água doce do gênero Tilapia. É um peixe comum no sudeste brasileiro, porém sua origem é Africana. As tilápias se reproduzem com facilidade e desenvolvem rapidamente e são perigosas para qualquer peixe de pequeno porte.

Produção

Para uma boa produção, a água não posde estar contaminada com alguns agentes (agrotóxicos, ovos, larvas ou peixes indesejáveis ao cultivo, argila, etc). A água deve ser de origem externa aos locais de criação, para um melhor controle do volume e da qualidade.

Consumo

As tilápias são para consumo humano e pode ser consumida diariamente. Como qualquer outro peixe sua carne é nutritiva e rica em proteínas. A grande vantagem da carne de peixe em relação a carne vermelha é que tem pouca gordura!

Pacú

Pacu - é o nome geral dado a várias espécies de peixes caracídeos da subfamília Serrasalminae, que também inclui as piranhas.
São típicos do pantanal sul-matogrossense, dos rios amazônicos e bacia do Prata em geral. Alimenta-se de frutos, caranguejos e de detritos orgânicos encontrados na água. Atinge 25 kg de peso, comum até 8 kg. São praticadas duas formas diferentes de pesca: na vara de bambu, fisgada com frutos (tucum, laranjinha ou genipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo.

Pintado

É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade. É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atinge 1m de comprimento, pesando entre 60 kg e 80 kg. Mas há registros de exemplares com mais de 2m pesando 100 kg.

Vive em entradas de corixos, poços profundos e leito dos rios. As bacias com maior ocorrência são a do rio São Francisco, Amazônica, Prata e em grande abundância no Rio Paraná.

Manuseio deve ser feito com cuidado, pois possuem espinhos nas nadadeiras. Quando fisgado, procura esconder-se em tocas sob as pedras e paus. Sendo sua carne bastante apreciada, o pintado é bastante procurado por pescadores, o que contribui para a redução dos seus estoques. É um peixe de hábitos noturnos e piscivoro, sendo encontrado geralmente nas partes mais fundas dos rios. Se alimenta de pequenos peixes como piaus, curimbatpas e mandis. Podem ser utilizadas, como iscas, as tuviras, filés de peixes e minhuçu. O pintado da Bacia do Prata pode chegar a 50 kg de peso, e chega a ultrapassar os 100kg no Rio Paraná (na parte argentina, pois na parte brasileira os pintados foram parcialmente dezimados pela pesca predatória).

Estrada das Posses, 6950
Colônia do Piaguí
Guaratinguetá - SP

bottom of page